terça-feira, 19 de outubro de 2010

Mineiros chilenos e muita generosidade dos homens

Diogo Leão

Como uma passagem do purgatório ao céu pode parecer aos olhos de muitos a experiência dos trinta e três mineiros chilenos que ficaram presos na mina de San José por cerca de dois meses. Estes homens parecem que foram resgatados das profundezas do abismo e das trevas e elevados às alturas dos céus e às luzes das estrelas. Basta digitar no buscador da Google “mineiros do Chile ganham” que descobriremos a generosidade da comunidade internacional. E por que o Brasil ficaria por fora?

O coração solidário de um empresário húngaro presenteou cada um dos mineiros com um cheque de 8 mil euros (mais ou menos 18 mil reais) para cada um. Os times de futebol Real Madrid, da Espanha, e Manchester United, da Inglaterra, superinteressados em propor exemplos de virtude para a humanidade, convidaram os heróis para verem seus jogos na Europa de modo inteiramente grátis. Como incentivo à cultura, eles também vão conhecer nos Estados Unidos, Graceland, o memorial do cantor Elvis Presley – que assim como os mineiros, não morreu. Com a intenção de elevar os ânimos dos descuidados trabalhadores, Adriana Barrientos, ex-participante de um reality show apresentado no Chile, quis homenageá-los com uma sessão de strip-tease. E para compensar o ciúme de suas esposas, uma loja de artigos femininos em Santiago do Chile, ofereceu-lhes gratuitamente roupas íntimas. Assim por diante, a comovente generosidade da humanidade continua honrando-os com inéditas meias de fio de cobre, com garrafas de vinho da vinícola MontGras, com viagens a Grécia e às praias caribenhas da República Dominicana.

Agora aqui deixo um conselho para os marqueteiros de Dilma Rousseff e de José Serra. Nesta magnífica explosão solidária internacional o Brasil não pode ficar para trás. Serra ainda pode convidá-los para conhecer as belezas de Minas Gerais pela Estrada Real, incluindo um jantar de gala por cortesia do Aécio Neves, na Cidade Administrativa em Belo Horizonte. Já Dilma, pode presenteá-los com uma viagem de cruzeiro pela costa brasileira com um encontro com Lula que lhes mostrará o futuro lugar onde a Petrobrás vai instalar as plataformas do pré-sal. Sejam bem-vindos, mineiros, ninguém aqui quer usar vocês!

Um comentário:

  1. Desse jeito, até eu gostaria de ser soterrada!!
    Mas rejeitaria a viagem de cruzeiro.

    ResponderExcluir