segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A arte que alimenta corações e sonhos

Diogo Leão e Sabrina Assupmção

Não só como um “pássaro de fogo que canta” aos ouvidos de muitas pessoas, mas também como “um diamante descoberto” em Minas, lugar de “tantos artistas que são diamantes ocultos”. Assim a cantora e compositora Paula Fernandes, 25, explica o fenômeno de sua carreira artística. Para compor e interpretar uma de suas canções, ‘Seio de Minas’, por exemplo, conta que não precisou se inventar.
— Sou filha de Sete Lagoas e me orgulho de ser mineira. Comecei a cantar aos oito anos de idade, simplesmente por gostar de cantar.
Aos dez anos de idade, a cantora lançou seu primeiro disco independente. Já, com 12 anos, uma vez contratada por uma companhia de rodeios, com “alma viajante” e “coração independente”, como gosta de dizer, parafraseando versos de sua canção “Pássaro de Fogo”, viajou por todo o Brasil. Hoje, com cinco álbuns gravados, Paula apresenta uma rica diversidade artística com temas que vão de MPB, música pop, sertanejo de raiz até pitadas de world music.
A respeito de sua vida profissional, diz que se sente “duplamente responsável”.
— Trago as mensagens em forma de canção e assim as interpreto; saber que minha arte alimenta sonhos e corações do país inteiro me inspira e nutre os meus dias.
Sobre Minas Gerais, além de ressaltar as belezas naturais do lugar, Paula menciona algumas das riquezas que afirma encontrar na alma e no comportamento dos mineiros: “cultura, humildade, sinceridade, hospitalidade, doçura e honra, valores de família e tradição, princípios que carrego comigo e que são minha referência”.
Para um turista que vierem a Minas, Paula recomenda visitar a Serra do Cipó em toda a sua extensão. Principalmente a cachoeira do Tabuleiro, com 273 metros de altura — “uma maravilha!”. Como a gastronomia também não pode ficar de fora o frango caipira com quiabo e angu, o prato preferido da cantora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário