segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Beleza e aventura o ano inteiro no Circuito de Serras do Ibitipoca

Diogo Leão e Nathalia Gorito
Seja à procura de descanso ou de aventura, os mineiros podem ser considerados privilegiados, pois em Minas encontram-se a fauna, flora e vegetação mais variadas do país, com destaque para o relevo montanhoso do Estado. São paisagens maravilhosas que encantam a todos. Para desfrutar de algumas dessas belezas naturais que Minas oferece, nada melhor que subir as serras do Ibitipoca. Clima de montanha, um frio que convida ao aconchego — a temperatura cai 0,5° a cada cem metros de subida — e, ao mesmo tempo, à prática de esportes. A temperatura média anual é de 22°.




Criado no ano de 2000, o Circuito de Serras do Ibitipoca tem o propósito de fomentar o turismo em cidades da Zona da Mata — de Bias Fortes a Ibertioga, passando por Santana do Garambéu, Pedro Teixeira, Rio Preto, Santa Rita de Ibitipoca, Santa Rita de Jacutinga e Lima Duarte. E há, ainda, os distritos de Sede, Conceição de Ibitipoca, São Domingos da Bocaina e Lopes. Cada cidade oferece ao turista suas particularidades, que vão de cachoeiras, festas regionais, esportes radicais e hospitalidade sem igual, como só os mineiros sabem.


No Circuito é possível praticar vários esportes. “Temos o raffinting, em Santa Rita do Jacutinga; o trekking, o carro chefe do circuito”, explica Márcio Lucinda, presidente do Circuito. Lucinda lembra também que “o circuito possui muitas trilhas de caminhada, e agora oferece também rapel e passeio de jipe 4X4”.


Mas, quem não gosta de se aventurar e pretende apenas curtir as belezas e as tradições do lugar, poderá se surpreender com as festas do Carro de Boi, que acontecem nas cidades de Ibertioga e Santana do Garambéu, sem falar nas exposições agropecuárias com apresentações de grupos folclóricos, cantorias de viola, shows sertanejos e bandas de música que ocorrem em todo o circuito. com apresentações de grupos folclóricos, cantorias de viola, shows sertanejos e bandas de música que ocorrem em todo o circuito.


Principais atrações


• Na cidade de Lima Duarte, Distrito de Conceição de Ibitipoca, o turista poderá desfrutar das belezas do Parque Estadual de Ibitipoca;


• Em Santana do Garambéu, conhecida por seus artesanatos de palha e pela tradição dos carros de boi, procurar o rico patrimônio histórico.


• Santa Rita de Ibitipoca, por sua vez, oferece ao visitante agradável caminhada de três dias no entorno do Parque Estadual de Ibitipoca, passando pelos municípios de Lima Duarte, Bias Fortes e Santa Rita de Ibitipoca, onde é possível desfrutar da beleza da mata nativa, com espécies raras da fauna e flora, além das cachoeiras e paredões.


• As cidades de Rio Preto e Santa Rita de Jacutinga são cercadas por serras como as serras do Funil e do Pacau, além do famoso Pico da Bandeira, até pouco tempo, considerado o ponto culminante do Brasil. As cidades são conhecidas por suas belas cachoeiras, cânions, grutas e formações rochosas.


O Circuito Serras de Ibitipoca possui um ambiente familiar e aconchegante. Além de esportes radicais e descanso, oferece aos turistas paisagens memoráveis, que poderão se transformar em fotografias inesquecíveis. Para começar a viajar pelo lugar e se encantar ainda mais com suas belezas mineiras é só acessar o site http://www.circuitoserrasdeibitipoca.com.br/


Você sabia?


A culinária da região tem seu forte nos laticínios, pois alterna serras e pastagens. Conheça também os doces cristalizados, os licores de frutas, cachaças artesanais, biscoitos de polvilho, bolos e a tradicional galinha caipira no caldo de feijão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário