sexta-feira, 18 de junho de 2010

Aborto e exclusão

Além da cultura do samba e do futebol, existem muitas coisas para serem admiradas no Brasil, entre elas está o sentido de solidariedade e compaixão fortemente arraigado em muitos brasileiros. É de admirar o impacto que a palavra exclusão causa aos ouvidos de tantos brasileiros, e o fato de que a moda do individualismo não pega bem na sociedade do Brasil (grande parte dos brasileiros não consegue viver sem pensar, dar a opinião e até mesmo sem se envolver de forma solidária com a vida do outro). No Brasil se busca incluir na sociedade as pessoas menos capacitadas, tanto físicas, como mental e psicologicamente, buscando garantir o espaço delas no campo social, acadêmico e profissional. No entanto, mentalidades de tendência mais egoísta têm tentado modificar este quadro.

Apesar de tantas campanhas, que muitas vezes, com suporte ideológico e econômico do exterior; o aborto provocado (assassinato de uma criança nascitura) não é aceito pela maioria dos brasileiros e não tem conseguido sua aprovação legal. Entre estas campanhas está a que tenta promover o aborto dos nascituros anencéfalos. Será que depois virá a campanha que pedirá o aborto dos nascituros portadores da síndrome de Down, ou outra enfermidade? Mas, ainda bem que a maioria dos brasileiros se preocupa com a inclusão de todas as pessoas na sociedade, e não com a exclusão das menos capacitadas; atitude última muito semelhante à de Hitler e do seu regime nazista.

Neste contexto, gostaria de alentar ao casal belo horizontino e a todas as outras famílias que podem estar sofrendo com a vinda de uma criança anencéfala na família, pois o testemunho deles em acolher estes filhos descapacitados é um grande testemunho para toda a sociedade da grandeza de coração que têm. Quero alentar também o juiz Marco Antônio Feital Leite, e a todos os outros representantes do poder judiciário a quem corresponde tomar difíceis decisões sobre estes casos a continuarem lutando pela permanência dos bons valores na sociedade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário