domingo, 17 de outubro de 2010

Canonização de uma santa antipedofilia

Diogo Leão

Maria Mackillop (1848-1909)
Joana D’Arc, Ignácio de Loyola, João Bosco, Francisco de Assis são nomes dentre as muitas pessoas que a Igreja Católica quis colocar a memória em destaque chamando-os publicamente de “santos”. Todos eles tiveram mal entendidos com as autoridades oficiais da Igreja em determinados momentos e mais tarde inocentados. O que não foi diferente com Maria MacKillop (1842-1909), freira australiana canonizada no dia 17 de outubro de 2010 pelo Papa Bento XVI. A freira chegou a ser excomungada pelo bispo local como conseqüência de ter denunciado um padre pedófilo.

Conforme notícias divulgadas pelo serviço de informação australiano Couriermail, um documentário para o programa ABC's Compass, no ar no dia 10 de outubro, explica que Maria Mackillop, mais conhecida naquele tempo como Madre Mary of the Cross, denunciou o Pe. Keating, de Kapunda, por molestar crianças numa escola católica local.

O padre acusado de pedofilia foi removido das suas funções e enviado de volta para a Irlanda. A humilhação que tal padre teria sofrido despertou a ira de um outro padre, Charles Horan, que era próximo do bispo de Adelaide, Dom Shiel. Parece que Horan fez uso de sua influência para que o bispo excomungasse a freira em 1871, acusando-a de desobediência. Contudo seis meses mais tarde Dom Shiel removeu a excomunhão da religiosa.

Em um período difícil da história da Austrália, quando havia uma grande carência de escolas, assistência médica e assistência social, Madre Mary of the Cross, fundou uma congregação religiosa que dedicasse a estes temas, as Irmãs de São José do Sagrado Coração. Em 1869, já eram sessenta freiras da congregação trabalhando em escolas, orfanatos e abrigos para mulheres.

Na missa de canonização de Maria Mackillop, agora chamada pelos católicos de Santa Maria Mackillop, o Papa Bento XVI fez menção ao fato de que muitos australianos “tem sido abençoados com professores que foram inspirados pelo corajoso e santo exemplo de zelo, perseverança” de Maria Mckillop. De fato, “Santa Maria Mackillop” vem a ser a “primeira santa australiana”.

2 comentários:

  1. Seria este um pedido de desculpas??? E como será, as ações, para não acontecer mais?? Vc sabe se todos foram punidos??bjs

    ResponderExcluir
  2. Não penso que se trate de um pedido de desculpas, pois o processo de canonização já estava sendo levado antes ques os temas de pedofilia se polemizasse. Também o Vaticano não fez questão de mencionar o episódio da denuncia nos textos que resumem a biografia de Maria Mackillop. O fato veio a tona por meio da mídia. A condição de natureza caída do ser humano não dá para mudar. Agora sinceramente acredito que o Papa Bento XVI está tomando providências com a situação de forma bem severa. E quem me conhece bem sabe porque digo isso. Vi o caso de perto.

    ResponderExcluir