domingo, 22 de novembro de 2009

Filhos sem pais, pais sem filhos

Nem todos os pais ausentes de casa são pais vadios, que deixam os filhos sozinhos em casa para ir beber no bar, ou mães que vão saracotear por aí. Existe gente honesta, bem intencionada, que crêem que estão se matando para dar o melhor para os filhos e assim, se ausentam de casa por razões de trabalho. Não é fácil para eles acordar cedo e ir dormir tarde, comer rápido, se desgastar no trabalho e ainda mais, ficar longe dos filhos que tanto amam. Diante desta situação, questiono: os filhos usufruirão deste esforço? Será que os pais nesta situação não ficarão ausentes para os filhos tanto antes como depois?

O que fazem os filhos quando os pais não estão em casa? Estudam ou trabalham em casa? Navegam na internet? Vai para a casa do amigo? Fica na rua?... E com a ajuda do leitor, poderíamos aumentar a lista das perguntas. São curiosas as soluções dadas ao problema por parte de alguns pais. “Dei um celular para cada um, assim ligando para eles dá para saber o que estão fazendo”; ou “Pago uma moça para ficar com eles”, ou simplesmente “Eu confio que eles saberão se comportar bem”.

De forma alguma pretendo condenar estas atitudes, na verdade cada caso é um caso, e soluções que se aplica em um caso nem sempre funciona com outro. O problema não pode deixar de ser considerado e nem podemos deixar de procurar-lhe uma solução. É um problema importante se temos em vista a gravidade das conseqüências.

Nisto temos que ser realistas. Uma criança é uma pessoa em formação. Ela precisa da educação familiar para aprender os valores da vida e como atuar de forma virtuosa na sociedade. Contudo, uma criança está aberta para receber idéias e formar costumes conforme o ambiente que está ao seu redor. Essa abertura com o passar do tempo, com o desenvolvimento da pessoa, na medida em que vão assimilando determinados valores e formando costumes fica cada vez menor. Por isso que é no período de desenvolvimento da pessoa, quando é criança e adolescente, que a arte de educar desempenha a sua principal função, porque este é o melhor tempo para educar.

Os pais como principais educadores, devem estar atentos para conhecer os ambientes nos quais os filhos crescem e depois atuar com responsabilidade. Agora, como os pais poderão conhecer este ambiente, e mais ainda, como poderão motivar os filhos para um correto atuar se não estão com eles? Alguns dizem que assim estão fazendo um mal menor diante das necessidades que têm, principalmente quando o motivo é o trabalho dos pais. Às vezes ao ver que os filhos já apresentam alguns desvios no modo de atuar, os pais consolam-se com o pensamento que mais tarde tudo isso tem concerto. Agora triste é quando os filhos se tornam aquilo que os pais nunca quiseram, estes pobres pais não tiveram os filhos nem antes e nem depois.

Este é um problema que ainda não fica solucionado. No entanto as famílias devem levá-lo em consideração antes de se organizar. Dado que são famílias, e não pais que vão beber ou mães que vão saracotear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário