quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Papa se pronuncia sobre política brasileira

Diogo Leão


Muitas são as polêmicas que líderes da Igreja Católica tem se envolvido ultimamente com temas como a defesa da vida e da moral familiar, os quais esquentaram ainda mais os ânimos durante a campanha eleitoral. O Papa Bento XVI, às 11 h do dia 28 de outubro de 2010, reuniu com os bispos da regional da CNBB nordeste 5, lugar onde a candidata Dilma Rousseff, tem um grande eleitorado.

Vários fatos recentes polemizam as atitudes de muitos católicos e de seus respectivos líderes. No dia 26 de agosto de 2010, a Regional Sul 1 da CNBB emitiu um documento intitulado Apelo a Todos os Brasileiros e Brasileiras, o qual enumera uma série de políticas pró-aborto do Partido dos Trabalhadores (PT), entre as quais está a punição dos dois Luiz Bassuma e Henrique Afonso por serem contrários à legalização do aborto. Dom Luís Gonzaga Bergonzini também admitiu em uma carta feita a todos os bispos do Brasil no dia 12 de outubro de 2010 que fez “uma campanha contra os candidatos favoráveis ao aborto, de todos os partidos, a qualquer cargo”.

No dia 17 de outubro, obedecendo a uma representação do PT acolhida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Polícia Federal realizou a apreensão de 1,1 milhões de cópias do documento que estavam na Editora Gráfica Pana Ltda. Também católicos que distribuíam cópias deste documento pelas ruas foram presos, conforme denuncia o Padre Paulo Ricardo de Azevedo Júnior. Muitos entenderam a situação como censura do governo do PT contra católicos que se manifestam na política.

A revista ISTOÉ, na sua edição do dia 27 de outubro de 2010, na qual diz que “defende a descriminalização do aborto”, publicou uma matéria na qual mistura os abusos da campanha eleitoral de José Serra em temas religiosos e as ações dos bispos da regional sul 1 da CNBB, sobretudo as de Dom Luiz Gonzaga Bergonzini. A matéria publicada pela revista amplamente lida no Brasil, acusa líderes da igreja de “dominar a consciência política do povo”. As acusações foram feitas inclusive com as vozes de outros líderes católicos como o Frei Beto e o Pe. Júlio Lancellotti.

Por outro lado, o mais alto representante da hierarquia católica, o Papa Bento XVI, no discurso dirigido aos bispos da regional Nordeste 5, que se encontravam em Roma no dia 28 de outubro de 2010, adverte que a um bispo “compete contribuir para a purificação da razão e o despertar das forças morais necessárias para a construção de uma sociedade justa e fraterna” e em caso que “os direitos fundamentais da pessoa ou a salvação das almas o exigirem, os pastores têm o grave dever de emitir um juízo moral, mesmo em matérias políticas”. O Papa exortou aos bispos que “seria totalmente falsa e ilusória qualquer defesa dos direitos humanos políticos, econômicos e sociais que não compreendesse a enérgica defesa do direito à vida desde a concepção até à morte natural”.

Um comentário:

  1. Ei Diogo! Ate q enfim tive um tempo pra vir aqui! Esta de parabens pelo blog! mas oq é ciberareopago??? hehe

    me visita la! www.fsmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir