sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Esporte, luzes de astros

Diogo Leão


Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, completa 70 anos no dia 23 de outubro de 2010. Tendo recebido o nome como homenagem a Thomas Edson, o inventor da luz elétrica, o atleta foi luz nos campos de futebol, atividade que para muitos é a principal característica do Brasil. A admiração pelos atletas é um fenômeno praticamente universal na humanidade. Vemos o fenômeno na antiguidade com grande destaque nos jogos olímpicos na Grécia antiga, também nos povos pré-colombianos e outros. No entanto, hoje a admiração pela personalidade de uma pessoa é algo que às vezes é perigoso.

Qualquer um que tem contato com crianças sabe o quanto os atletas as impressionam e até mesmo como elas os imitam. Vemos muitas crianças e jovens imitando os cortes de cabelo dos jogadores de futebol, imitando o modo de saudar os fãs, mandando beijos. Não são poucas as crianças e jovens que pretendem dedicar a vida ao esporte profissional.

Os atletas levam uma grande responsabilidade, pois sobre eles estão os olhares de muitas pessoas, sobretudo dos jovens. Os jovens buscam se espelhar neles, e o exemplo que deixam tanto de vida pública como de vida privada são de grande repercussão na sociedade. Quais são os exemplos que os nossos atletas dão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário